Flor Abacaxi

A eucomis undulata, mais comumente conhecida como Flor-abacaxi, tem seu nome científico ancorado no grego, assim eucomis vem de eu que significa bom, bonito e komé que significa cabeleira, cabelos, melenas, uma alusão ao bastão de brácteas que se estende como se fosse uma cabeleira. Outras designações para o mesmo gênero podem ser Basilea Juss., Eucomea Sol. Há doze espécies conhecidas desse gênero, todas originárias do sul da África.flor-abacaxi

A flor abacaxi é uma planta bulbosa com folhas radicais, oblongas, alongadas ou afiladas, a inflorescência ocorrendo densamente em volta de um bastão principal. As brácteas são grandes, foliáceas, coroando a inflorescência.

A cor das flores  da eucomis pode variar: verde claro, brancas ou com tons púrpuras. O perianto é persistente, rotacionado ou campanulado de seis segmentos, apresenta seis estames mais curtos que o perianto, filetes dilatados na base, mas afinando progressivamente.

Ovário séssil, globuloso, de três lóculos multi-ovulados. Essa planta apresenta um longo repouso invernal. Multiplicado por germinação, através de bulbos.

flor-abacaxi-2A espécie undulata (em cuja sinonímia encontramos E. automnalis Chitt.) , a haste atinge de 20 a 30 centímetros, e é coberta de flores até 12-15 centímetros de altura, coroando em brácteas onduladas e amplas em número de 12 a 30.

Copyright eSobre 2013 - Contato - Politica de Privacidade