Jabuticaba – jabuticabeira

Jabuticaba é junto com a goiaba uma das 4620 espécies da família Myrtaceae. A jabuticaba apresenta caulifloria, isto é, as flores brancas (e depois os frutos) nascem diretamente no tronco e ramos da árvore.

jabuticaba

A jabuticabeira é conhecida desde o século XVI. Há duas espécies de jabuticaba bastante conhecidas. Uma é a Myrciaria cauliflora Berg., a jabuticaba Sabará que é nativa do estado de São Paulo, Brasil. A jabuticaba grande é a Myrciaria jaboticaba Berg.

Tenho uma jabuticabeira em minha chácara e ela produz de três a quatro vezes por ano. É um exemplar da jabuticaba grande, a Myrciaria jaboticaba. Tem gente que acha a jabuticaba grande mais gostosa que a pequena, e tem gente que acha o oposto. É uma questão de gosto pessoal.

A jabuticaba é uma fruta que a gente diz que não viaja, ela é gostosa fresca, colhida e chupada embaixo da árvore. Guardada em geladeira ela perde muito de seu sabor. Mas, pode ser muito bem utilizada para molhos, geléia ou licor.

A geléia de jabuticaba é muito saborosa e damos aqui uma boa receita. Mas, para fazer geléias algumas dicas são importantes. Há um teste muito simples para saber quando a geléia está no ponto: colocar um pouco da geléia em um pires frio e deixar escorrer. Se ficar pegajosa, escorrer muito devagar no pires, a geléia está no ponto de tirar do fogo. Este teste nunca falha. A manteiga é usada para evitar a formação de espuma.

Em Minas Gerais, as cascas cozidas, que já foram usadas para a geléia, são trituradas para fazer bombom de jabuticaba.

Copyright eSobre 2013 - Contato - Politica de Privacidade